sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cuidado com os boatos virais nas redes sociais

"Cuidado com perfis fakes, não dê RT em informações sem antes checar sua veracidade."
Na tarde da (quinta, 09), insuflada pela onda de assaltos, vários boatos surgiram e foram propagados nas mídias sociais, os episódios envolveram desde, noticias a assaltos de estabelecimentos comerciais, chegando até mesmo a noticiar a morte do cantor Reginaldo Rossi (Que, diga-se de passagem, está muito bem e vivo), A popularização de blogs e sites de notícias, contribuíram para democratização da informação, mas precisam ser acompanhados pela responsabilidade sobre o que publicam. Ao criar um blog ou site o autor torna pública suas opiniões, mas devem se responsabilizar pelo que escrevem. 

Várias "notícias" e "denúncias" são facilmente propagadas por meio do "Anonimato" que a internet propicia, por isso mesmo, os blogs, jornais e profissionais que atuam neste segmento têm que ter atenção redobrada ao veicular esse tipo de informação. Nosso objetivo tem de ser o de informar e auxiliar a população e não o oposto.

Então fica a dica, antes de divulgar alguma informação devemos confirmar sua veracidade, bem como identificar a fonte da qual ela surgiu. 

Veja abaixo "os 10 Mandamentos para jornalistas nas redes Sociais"
  1. Não tuitarás notícia sem antes checar a informação.
  2. Não divulgarás notícias relevantes sem atribuir a elas fontes primárias de informação.
  3. Tuítes “apócrifos”, sem fonte, jamais serão aceitos como instrumento de checagem ou comprovação.
  4. Não esquecerás que informação precede opinião.
  5. Não matarás – sem antes checar o óbito.
  6. Lembrarás que mais vale um tuíte atrasado e bem checado que um tuíte rápido e mal apurado. E que um número grande de retuítes não garante credibilidade.
  7. Serás assertivo apenas naquilo que tens certeza do que diz.
  8. Não se esquecerás da apuração in loco, por telefone e/ou por e-mail.
  9. Não terás pudores de reconhecer, rapidamente e sem poréns, o erro em caso de divulgação ou encaminhamento de informação incorreta.
  10. Na dúvida, não retuitarás. Pois, tu és responsável por aquilo que repassas. Ou seja, se der merda, você é culpado.

 Fonte dos mandamentos: Blog do Sakamoto



PS - O B.O. Natal, não é um blog jornalístico, nos apenas notificamos ocorrências registradas em Natal, Grande Natal e eventualmente municípos vizinhos. Todas as Infomações que repassamos em nosso blog, são antes averiguadas e quando retiradas de outro blogs/sites, as fontes são citadas antes de postarmos. O nosso objetivo é apenas manter nossos  seguidores informados de forma clara e objetiva, prestando assim, um serviço de utilidade pública. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o mapa de Ocorrências e fique por dentro do que acontece em seu Bairro/Região.


Visualizar Mapa de Ocorrências Natal RN em um mapa maior