quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Alcaçuz é palco da maior fuga em massa do RN

Por: Nizário Wellington

Durante essa madrugada (20) dezenas de presos participaram da maior fuga em massa já realizada no Rio Grande do Norte.

"Os presos haviam fugido do Pavilhão 5, o mais recente construído na unidade e que seria considerado de segurança máxima."
Tudo foi descoberto com uma abordagem de rotina por uma viatura na praia de Pirangí do Norte que ao abordar três suspeitos, os mesmo disseram que tinham acabado do fugir de Alcaçuz, de imediato o comandante da viatura ligou para o presídio eo perguntaram se estava havendo alguma fuga do local, ninguém sabia responder.


Após isso os agentes penitenciários começaram a investigar de onde esse presos poderiam ter fugidos e após percorrer todos os pavilhões veio a surpresa: Os presos haviam fugido do Pavilhão 5, o mais recente construído na unidade e que seria considerado de segurança máxima.

Em todo Brasil são mais de 50 pavilhões como esse e até hoje nunca em nenhum deles houve uma única fuga.

A diferença é quem em todos os outros, os agentes penitenciários fazem uma vigilância interna 24h por dia sobre as passarelas, o que torna esse tipo de pavilhão quase impossível para fugas como informa o Ex-Secretário da SEJUC Leonardo Arruda em seu micro blog. O mesmo já visitou as unidades da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Leonardo Arruda ainda citou como exemplo a unidade de Cricúma que já funciona a 8 anos sem problemas.

Os primeiros presos conseguiram fugir do pavilhão de segurança máxima arrombando por cima do teto e em seguida chegando a passarela onde deveriam haver os agentes penitenciários, abriram as demais celas do pavilhão e libertaram todos.

Os que resolveram ir embora utilizaram uma escada que normalmente é usada na caixa d´agua e pularam o muro entre as guaritas 5 e 6 que estavam desativadas por falta de efetivo da guarda externa que é o que realmente segura os presos nos presídios do estado.

Na primeira contagem feita com os presos foi constatada a falta de 52 deles, após uma revista ainda dentro de Alcaçuz, foram encontrados 12 escondidos, mais os três presos pelos PMs em Pirangí. Ao todos ainda estão foragidos 37 apenados.

Durante toda noite policiais fizeram diligencias para tentar encontrar mais alguns dos foragidos de Alcaçuz.

Mais informações em breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o mapa de Ocorrências e fique por dentro do que acontece em seu Bairro/Região.


Visualizar Mapa de Ocorrências Natal RN em um mapa maior