quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como agir em caso de Assalto! | Dicas do Dr. Jorge Lordello.

Olá amigos do B.O. Natal. Infelizmente a prática de roubo já se tornou um acontecimento corriqueiro em nossas vidas. O aumento populacional seguido de outros fatores, contribuem de forma significativa para o aumento desse tipo de delito. E seguidamente observamos em noticiários, jornais, blogs ou até mesmo em conversas informais, sobre pessoas que estiveram sobre a mira da arma de fogo de um criminoso.

E devido a essa insegurança muitas pessoas se questionam: “como agir em caso de roubo?”. “Será que existe uma forma de sair vivo de uma situação dessas?”

Nem sempre a atitude da vítima pode determinar que o desfecho de um assalto venha terminar bem. Por isso iremos enumerar aqui algumas dicas do Dr. Jorge Lordello (Especialista em Segurança pública e privada) que podem ser essenciais para minimizar o risco de ser ferido ou até mesmo perder a vida em uma situação como esta.

1) No momento em que o bandido tira o revolver da cintura ou anuncia verbalmente o assalto, a vitima não deve tentar fugir, correndo ou acelerando moto ou carro. Nesses casos normalmente o marginal faz um disparo na direção da vitima que tenta evadir-se.

2) Jamais reaja, pois 80% das vítimas que tentaram impedir um assalto foram baleadas.

3) Não realize movimentos bruscos, pois o criminoso pode imaginar que você esta esboçando uma reação ou tentando pegar uma arma de fogo.

4) Iniciado o roubo permaneça imóvel, mostrando sempre as mãos e siga as determinações do bandido.

5) Antes de realizar qualquer movimento (principalmente com as mãos) avise verbalmente o marginal para que ele não leve um susto e acabe acionando o gatilho do revolver.

6) Após anunciar o movimento que pretende realizar, faça-os de maneira lenta, sem afobação.

7) Não olhe para os olhos do marginal, pois isso pode irritá-lo, tornando-o ainda mais tenso.

8) Não tente negociar bens num momento tão crítico e perigoso. Pense somente na sua integridade física e mental e por isso entregue todos os pertences que o marginal ordenar.

9) Mesmo que você tenha certeza que o ladrão possui uma arma de brinquedo, não tente dominá-lo, pois eles sempre estão acompanhados e o comparsa pode te ferir pelas costas.

Ficam as dicas de segurança. esperamos que os amigos leitores não passem por esse tipo de situação, mas é fundamental estar preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe o mapa de Ocorrências e fique por dentro do que acontece em seu Bairro/Região.


Visualizar Mapa de Ocorrências Natal RN em um mapa maior